Blog

“Você sabia que “Teletrabalho” e “Home Office” não são a mesma coisa?”

Há 10 meses houve o primeiro registro de contaminação de COVID-19 no Brasil. A partir daí muitas adequações foram necessárias, tanto na vida privada como na das empresas, impondo providencias totalmente disruptivas para todos.

Em função do estado de calamidade decretado, em março passado foi editada a MP 927/20 que, entre outras exceções, permitiu a imediata adoção do “Teletrabalho”.

Mas a medida venceu e, agora, para novas adoções de teletrabalho, o empregador deve ter a anuência do empregado, com termo aditivo ao contrato de trabalho.

Enquanto o “Teletrabalho” pressupõe a “exportação”  formal do trabalho para outro lugar, fora da empresa, com meios de comunicação direta com o ambiente da empresa e sem comparecimento do empregado nas suas dependências, a não ser eventualmente, o “Home Office” nada mais é do que possiblidade de realização de trabalho em casa em alguns dias ou períodos de forma mais informal e sem necessidade de aditivo contratual, bastando ser regulado através de política da empresa.

Esta dicotomia tem diversos reflexos. Diferentemente do “Home Office”, no caso do “Teletrabalho”, muito embora ao empregado incumbam os cuidados com sua saúde e integridade, ao empregador cabe oferecer todas as orientações e esclarecimentos sobre estes cuidados.

No “Teletrabalho” não há controle de jornada, ficando ao próprio empregado a responsabilidade por estabelecer suas prioridades e jornada de trabalho. No “Home Office” deve ser mantido o horário normal de trabalho.

Em ambos os casos, no entanto, é de bom alvitre que sejam combinados e regulados os detalhes sobre despesas com equipamentos e instalações e outros gastos extraordinários.

Para além do exposto, especialmente no caso de adoção de “Teletrabalho”, outro grande desafio é equilibrar a rotina operacional com a cultura da empresa, visando manter as equipes motivadas e produtivas e, principalmente, sem perda do tecido organizacional.  

Nesse sentido, é essencial contar com uma assessoria especializada e preparada para ombrear os desafios do momento e do pós pandemia, que certamente virão.”

ASSINAR MAILING

Abrir o chat
💬 Entre em contato com a nossa equipe!
Olá 👋
Podemos ajudar!